quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Actividade da Rocha da Pena - SALIR, 15 e 16 de Novembro

A próxima actividade de escalada será na bonita falésia calcárea da Rocha da Pena - Salir, nos dias 15 e 16 de Novembro.

Escalar na Rocha da Pena é muito agradável no Outono. Agora que estão passados os dias quentes do verão algarvio, podemos tirar partido do sol outonal aproveitando a orientação a Sul da falésia.

O Sítio Classificado da Rocha da Pena localiza-se nas freguesias de Salir e Benafim e estende-se por uma área de 637 ha, o local possui um relevo agreste, com uma cornija calcária com cerca de 50 m de altura e uma zona de planalto que atinge aproximadamente 2 km de comprimento.

Ao longo dos anos, a acção da água na rocha calcária provocou fendas e deu origem a grutas, algumas das quais com grandes dimensões.

A falésia é calcária de muito boa qualidade, com vias de grau médio baixo, óptima para iniciados e também com vias para os consagrados.

Existem cerca de 60 itinerários maioritáriamente desportivos com as vias entre 10 e 25 metros e os graus vão do o IV até ao 8b.

De uma forma geral as vias estão bem equipadas, embora numa ou outra situação a primeira protecção esteja alta o que apresenta algum risco para os escaladores menos experientes.

Para dormida teremos duas opções:
1 - Acampar no local - É permitido acampar no local usando com o suporte dos sanitários do " Bar da Grutas".

2 - Casa da Mãe - Turismo rural com bastante conforto e um excelente pequeno almoço.


Aguardo as vossas confirmações para a actividade e também para a dormida.

Saudações
Jorge Gomes

Sem comentários: